Aveiro ou a Veneza portuguesa

Uma das cidades mais bonitas e românticas de Portugal, é chamada de “Veneza Portuguesa”, porque está situada junto ao mar e à ria e é atravessada por uma rede de canais por onde passeiam os famosos barcos moliceiros.

Os típicos e coloridos barcos moliceiros estão decorados com interessantes pinturas de tradição popular e eram originalmente usados para colher algas.É sem dúvida uma das melhores formas de conhecer a cidade sendo que uma viagem tem a duração de 45 minutos e custa 10 euros.

Após a viagem nada melhor que uma visita pelo centro histórico com os seu característicos edifícios bem com uma visita ao pitoresco mercado do peixe.

E sem esquecer provar os típicos e afamados ovos moles nas suas diversas variedades

E já que estamos tão perto nada melhor que rumarmos á linda zona da costa nova onde podemos ver de perto as pitorescas casinhas de listas coloridas que eram nada mais que os armazéns onde os pescadores guardavam as suas artes e materiais de pesca e são graciosamente chamadas de palheiros.

Igualmente merecedor de uma visita é o farol da barra e toda a zona costeira onde podemos aproveitar também para provar uma outra iguaria aveirense as tripas pois na marginal multiplicam se os quiosques que vendem este doce feito de bolacha americana com recheios variados.

Quem tiver o tempo a seu favor, o que não foi o meu caso pode desfrutar de um passeio pelos passadiços e apreciar todos os encantos da ria.

Mas para mim terá de ficar para uma próxima aventura nestas paragens onde ainda deixo muito por explorar.

Deixe um comentário