Meio escondido na serra de Sintra encontramos este pequeno convento que foi fundado em 1560 por D. Álvaro de Castro, conselheiro de Estado de D. Sebastião.A sua construção é notável pela extrema pobreza que materializa o ideal da Ordem de São Francisco de Assis, e é extremamente marcada pelo uso da cortiça na proteção e decoração dos seus pequenos espaços.
A cortiça aquecia o ambiente e impedia as infiltrações de humidade na parede, o que denota os conhecimentos avançados dos frades franciscanos para a sua época.
Atualmente já não é utilizado como templo cristão nem por nenhuma ordem religiosa, mas,quem visita o local,percebe bem o estilo de vida simplista que os frades franciscanos levavam e que era cumprido com extremo rigor.
Podemos observar que a densa vegetação quase toma conta dos arredores e até se mistura um pouco com a própria construção o que o torna o local de rara beleza.
Penso que este convento, a meu ver o mais bonito da serra de Sintra,não deixa de impressionar todos os que o visitam tanto pela sua localização entre cerrados arvoredos e elementos rochosos como pelo total desapego em que viviam os seus habitantes.
Ao redor, a paisagem é de cortar a respiração,e percebemos bem porque Sintra é descrita como romântica e mágica!
























