O Bolo do Veludo vermelho ou Red Velvet Cake

Este bolo de tom vermelho,vibrante e saboroso, ideal para celebrações foi o que escolhi para fazer no meu dia de aniversário.E foi um sucesso!!

Sempre foi um dos meus bolos preferidos porque como o próprio nome diz parece feito de veludo macio e vermelho.Tem uma simplicidade aparente mas algo luxuosa e é delicioso.

Também me interessei um pouco por saber qual a origem desta invulgar sobremesa e descobri que para além do cheese cream está recheado de história e curiosidades.

O Red Velvet ficou bastante conhecido durante a Segunda Guerra Mundial.Perante a escassez dos alimentos, começaram a fazer o bolo com beterraba, que além de ser muito comum nos Estados Unidos, é rica em ferro e açúcares, e claro,  dá o tom natural avermelhado ainda hoje usado em muitas receitas.

Também se diz que o cacau em pó produzido na década de 20 tinha uma alta acidez e que ganhava uma tonalidade avermelhada ao ser aquecido e daí o tom avermelhado do bolo.

Toda a sua história,aliada á sua apelativa cor e á elegância do seu recheio tornou este bolo no que podemos chamar não de uma sobremesa,mas de A sobremesa.

Atualmente a sua receita é reproduzida em versões mais gourmet e tornou se a estrela de celebrações como o dia dos namorados onde é apresentado de várias formas sendo a mais comum a de coração.

Se quiserem experimentar precisam dos seguintes ingredientes:

Para a massa:

300 gr farinha sem fermento

1 c sopa chocolate em pó

1 c chá bicarbonato de sódio

100 ml óleo vegetal

300 gr açúcar

2 ovos

1 c chá vinagre sidra

1 yogurte

Corante vermelho em pó ou gel

Para o recheio:

200g de queijo mascarpone

100 ml de natas

50 g de açúcar

1/2 c chá de essência de baunilha

Preparação:misturem a farinha,o açúcar, os ovos,o vinagre e o óleo.Depois juntem a farinha,o cacau e o bicarbonato peneirados e envolvam bem.

Juntem o corante,envolvam novamente e levem ao forno pré aquecido a 180 graus,numa forma forrada com papel vegetal, até estar cozido (+/- 25 a 30 m)

Enquanto isso preparem o recheio: batam as natas com o açúcar e a baunilha,depois adicionem o mascarpone e envolvam bem.

Montagem:depois do bolo arrefecer completamente é só rechear e cobrir com o creme a parte de cima ou a totalidade como for da vossa preferência.Para decorar podem usar bolo ralado,morangos,framboesas, chocolate ou até mesmo coco ralado.

E está pronto a fazer as delícias de todos

Deixe um comentário