Situado na quinta dos Loridos no Bombarral,distrito de Leiria encontramos este monumental jardim conhecido por diversos nomes: jardim dos Budas, jardim do Éden ou o mais comum e meu preferido o jardim da Paz.
Trata se de um espaço invulgar e de rara beleza onde podemos encontrar monumentais estátuas distribuídas ao longo de um extenso espaço vegetativo.
O Buddha Eden Garden foi idealizado pelo empresário e colecionador de arte, José Berardo, como resposta à destruição dos Budas Gigantes de Bamyan, em 2001.Tendo ficado profundamente chocado com a atitude do Governo Talibã, que destruiu, intencionalmente monumentos únicos do Património da Humanidade, o empresário realizou um dos seus sonhos que era construção de um jardim oriental, em jeito de homenagem,aos colossais Budas.
Quando iniciamos a visita ao Buddha Eden, as nossas expectativas são logo superadas ao contemplarmos as gigantes estátuas dos budas dourados e da escadaria central que nos dão as boas vindas a este relaxante espaço.Ficamos a perceber porque ė frequentemente chamado de jardim de paz.
No lago central, encontramos os peixes KOI e os dragões esculpidos que saem da água.É sem dúvida um dos locais preferidos pelos visitantes.
Impressionantes são também os 700 soldados de terracota pintados à mão
Temos ainda o jardim de Arte Moderna onde estão expostas algumas interessantes peças da Colecção Berardo. Este espaço funciona como uma galeria a céu aberto e as obras expostas não são permanentes,vão sendo substituídas regularmente.

Perto deste local encontra se um jardim dedicado ao povo Shona do Zimbábue onde existem mais de 200 esculturas africanas de pedra, verdadeiras e imponentes obras de arte. As esculturas coabitam com inúmeras palmeiras que transformam este espaço em algo muito especial.
Embora o jardim seja extenso ( cerca de 35 hectares) tem um comboio que faz um percurso pelos principais locais e que nos dá uma outra perspectiva de todo o espaço.
O preço da entrada é bastante acessível e dá direito a um desconto na loja do vinho onde podemos encontrar os produtos da bacalhoa,bem como a uma prova de vinho.
O jardim também possui um restaurante/cafetaria.
Tem um amplo parque de estacionamento gratuito.
Este espaço de imensa diversidade cultural e invulgar beleza é sem dúvida uma visita imperdível!







































