O Mercado do Livramento ou Praça de Setúbal

Adoro mercados.Acho que representam sempre um pouco da cultura de um povo.E hoje foi o dia de conhecer este que foi considerado um dos mais famosos mercados de peixe do mundo e segundo me disseram também foi cenário de novela.

Inaugurado em 1930, é um edifício bem apelativo no estilo Arte Deco.Está decorado com um imenso conjunto de painéis de azulejos predominante azuis e brancos da autoria de Pedro Pinto, que representam cenas do quotidiano dos setubalenses desde as lides da pesca, ao sal,á lavoura e ao mercado. No interior o ambiente é vivo e colorido e surpreendentemente bem cheiroso.

E um exemplo de limpeza, variedade e organização. Do peixe e carne a frutos secos, de flores a produtos de pastelaria tudo se encontra a bons preços.
Vale a pena ser visitado nem que seja só para admirar a azulejaria ou as esculturas representativas da atividade do mercado que as esculturas de figuras típicas do Mercado que representam o descarregador de peixe, a vendedora de galinhas e de ovos, o homem do talho e a vendedora de flores.

Como é habitual aproveitei para ir em busca dos típicos sabores locais e encontrei o D Filipe pastel típico de Setúbal que vem numa caixinha toda catita e é acompanhado até de um poema.

Também me despertou a atenção o pastel de choco de Setúbal á base de batata doce e amêndoa.

Se este mercado ė efetivamente um dos melhores do mundo não tenho a certeza. Mas que vale a pena visitar este ex libris de Setúbal isso sem qualquer dúvida.

Comprei várias verduras entre as quais um belo molho de grelos com os quais penso fazer um delicioso arroz. Mais tarde publicarei a receita e o resultado.

Deixe um comentário