Corroios e o seu Moinho de Maré

Já há muito tempo que tinha curiosidade de conhecer o moinho de maré de Corroios que tambėm ė chamado de moinho do castelo. E foi isso mesmo que fiz num domingo ( abre a partir das 14.00 h ) em que me encontrava por estas paragens.

Este moinho é considerado uma raridade pois ainda se encontra em funcionamento. A sua construção data de 1403 e foi ordenada pelo proprietário de grande parte das terras da região nessa altura, D.Nuno Àlvares Pereira.

Sofreu grandes estragos com o terremoto de 1755 e esteve abandonado durante vários anos. Posteriormente tornou se propriedade da Câmara Municipal do Seixal que reabilitou tanto o edifício como os sistemas de moagem. Foi reconhecido como tendo interesse público e é um dos mais visitados da região.









Existe uma porta de acesso ao exterior que nos permite observar de perto a área do sapal de Corroios classificada como reserva natural. A vista que nos é oferecida sobre a paisagem circundante e a sua fauna e flora é excepcional.



Gostei mesmo de conhecer este moinho cheio de charme tão pequeno mas tão importante na economia local. Aqui podemos sentir a alma de outras épocas, conhecer os vários tipos de farinhas, ver os utensílios para a moagem e como funciona todo o mecanismo. Existem visitas escolares guiadas e uma maquete do moínho no primeiro andar ( pessoas com mobilidade reduzida podem subir de elevador ) onde também é possível assistir a exposições, palestras e outras atividades. Um momento de verdadeiro ócio criativo.

Deixe um comentário