
Hoje vou contar vos mais um dos meus segredos ou melhor, uma das minhas paixões, intimamente relacionada com as outras duas (food and travels) que deram nome ao meu blog: a fotografia
Está é uma arte que me fascina desde tenra idade. A arte de capturar instantes, sorrisos e lágrimas e faze las perdurar através dos tempos. E ainda hoje tenho “a mania das fotos” e admiro imenso o trabalho dos fotógrafos.
Contudo todos sabemos que, mesmo que o avanço tecnológico, bem como das máquinas fotográficas e camaras, nos permita aventurar no mundo da fotografia nem sempre o resultado corresponde ao que pretendíamos.
Nesse sentido surgiu a oportunidade de fazer uma breve formação de fotografia e equipamento digital (50h) e eu aproveitei a oportunidade para aprender e melhorar o meus cliques.
Não é fácil. Uma simples fotografia envolve muita física e matemática para ser boa. Temos de ser muito bons observadores, ter um olho muito apurado para conjugar o ambiente, o sujeito e o nosso objetivo para realizarmos a nossa fotografia de acordo com as nossas pretensões.
E não é só… ainda temos de ter em conta o ângulo, a luz, a distância entre o sujeito/ objeto e a câmara e ainda a edição da imagem entre outras coisas.
Mas foi muito gratificante aprendi imensas coisas de fotografia e também do próprio equipamento que permitiram o meu enriquecimento pessoal.
O formador de seu nome Pedro Gameiro mostrou sempre uma grande paciência e disponibilidade para nos instruir e esclarecer todas as dúvidas.
Também nos transmitiu muitas técnicas, práticas e mostrou todo o equipamento de que falamos. Chegamos mesmo a improvisar um pequeno estúdio onde pudemos experimentar na prática alguns dos conceitos aprendidos em sala.
Realizamos uma saída de campo noturna para treinarmos as teorias aprendidas e superarmos as dificuldades de escassez de luz ou dificuldades de focagem.
Resta me então por em prática todos os conhecimentos adquiridos e espero que as fotografias que partilho com todos vocês sejam agora verdadeiros “cliques” especiais.
