
São pasteis em forma de meia-lua, de massa folhada, recheada com um preparado à base de carne de vitela picada.” Não se sabe ao certo a data exata do seu aparecimento. Os antigos relatam que tudo começou em 1862. Eram vendidos por uma senhora que que percorria as ruas de Chaves com um cesto de verga, e que não tinha “mãos a medir”, pois rápido se esgotavam. Consta que “a fundadora da Casa do Antigo Pasteleiro” decidiu, então, oferecer uma libra pela receita da iguaria e que passou assim a produzi la em grandes quantidades.


Fato é que são afamados e amplamente consumidos desde essa data e em chaves fazem parte até mesmo do almoço de domingo, sendo comum serem comprados nas pastelarias após a missa.
Quanto a nós podemos fazê-los em casa. A receita é mantida segredo mas eu tentei recriar e deixo aqui para quem se quiser aventurar. Asseguro que vale a pena!!
Ingredientes:
1/2 kg de carne de vaca ou vitela para estufar ou cozer
1/2 chouriço de carne
1 cebola
2 dentes de alho
1 Embalagem de massa folhada
Azeite q.b.
Óleo para untar as mãos
Farinha para polvilhar
Sal, pimenta e noz moscada q. b.
Preparação:
Cozam a carne numa panela de pressão (ou não) até ficar bem macia. Com um garfo, desfiem a carne. Piquem o chouriço. Piquem e refoguem ligeiramente a cebola e os alhos em azeite, juntem a carne desfiada e o chouriço picado. Temperem a gosto com sal, pimenta e noz moscada e deixem apurar.
Numa superfície lisa e polvilhada de farinha de trigo, estendam a massa, com um rolo,e cortem em círculos, com com um cortador (podem usar uma caneca, tigela…). Com as mãos untadas de óleo, estiquem um pouco os círculos e coloquem um montinho do recheio no meio de cada um. Fechem os pastéis, apertando-os em torno do recheio, de modo a formarem uma meia lua.

Num tabuleiro forrado com papel vegetal levem ao forno pré-aquecido a 200 graus até ficarem douradinhos +/- 20 minutos.
E estão prontos. Agora é só saborear e viajar pelos sabores de chaves sem sair de casa.
