Fundação e Jardins Gulbenkian – Paixão Pela Arte

Ė dos meus locais preferidos em lisboa, aquele onde sem dúvida passaria todas as minhas tardes de domingo. Com o mesmo o nome do seu fundador, Calouste Gulbenkian, um notável homem de negócios, colecionador de arte e filantropo, de origem arménia, que passou os últimos anos da sua vida em Portugal. Foi uma figura tão importante que José Rodrigues dos Santos lhe dedicou dois livros da sua obra, O Homem de Constantinopla e Um milionário em Lisboa. Aconselho a leitura destas duas riquíssimas obras baseadas em fatos reais.

Situada no centro de Lisboa, procura estimular o o conhecimento e melhorar a qualidade de vida das pessoas através das artes principalmente. Tem um museu, que alberga a coleção pessoal do Fundador e uma coleção de arte moderna e contemporânea, uma orquestra, um coro, uma biblioteca de arte e um arquivo, entre outros projetos.

Tem ainda um enorme, tranquilo e belo jardim, convidativo a passeios. Ė um local aprazível, visitado por inúmeras famílias e grupos de jovens.

A coleção que integra o Museu inclui peças de várias épocas e expressões artísticas: existem artefactos do Antigo Egito, belíssimas cerâmicas do Extremo-Oriente e até uma coleção das joias de Lalique.

No Centro de Arte Moderna podemos admirar algumas expressões artísticas contemporâneas. Tanto o Museu como o Centro oferecem uma rica agenda de exposições temporárias e atividades educativas. Nesta galeria também é possível assistir a explêndidos concertos de música clássica sendo a sua maioria de entrada livre.

Após tanta beleza e cultura nada melhor que terminar visita com um passeio pelo jardim, apreciando a flora, as estátuas, sob o olhar atento das aves que parecem bem acostumadas á nossa presença. O lago e as carpas sãos outra das atrações deste jardim. Também são organizadas inúmeras atividades lúdicas e educativas nas quais podemos participar.

Temos sem dúvida muitas razões que justificam uma ou mais visitas a este local que é uma verdadeira fonte de saber e paz. É um ambiente que nos preenche e eleva proporcionando verdadeiros momentos de enriquecimento pessoal.

De referir que aos domingos á tarde a visita é gratuita. Basta levantarmos no balcão um bilhete que dá acesso a todas as exposições.

Deixe um comentário