O Popular Carnaval de Torres Vedras

Sim eu sei!! Já estamos em época de quaresma mas ainda assim não quis deixar de vos contar as minhas aventuras pelo “carnaval mais português de Portugal”.

Visita já há muito adiada mas este ano, apesar de o tempo não se mostrar muito favorável, lá rumei a este muito afamado festejo.

O carnaval de torres Vedras é um evento de cariz nacional e ė um marco para esta terra e os seus habitantes, os torrienses. Tem a particularidade de ser feito pelo povo e para o povo. São seis dias de folia em que as ruas são “invadidas” por mascarados. Gostei especialmente da sua tradição e espontaneidade.

O tema deste ano foi Made in Portugal, em jeito de homenagem ao nosso país. Os torrienses mostraram se experientes na arte da folia mas também com preocupações ambientais e consciência ecológica. Era vendido um Eco Copo de modo a reduzir o impacto ambiental do evento e um dos grupos do desfile oferecia presentes em troca de material de reciclagem o que levou a que muito plástico, papel e vidro fosse recolhido por quem assistia ao evento.

É um carnaval alegre, colorido, e sobretudo muito organizado. Gostei especialmente das Matrafonas o símbolo deste carnaval de tal modo que até tem uma música que lhes é dedicada, o samba da Matrafona. É admirável como alguns percorrem a avenida dançando em cima de saltos de altura considerável.

Também tem um pormenor engraçado durante o desfile não são atirados confetis mas sim “cocottes” que sãos feitos de papel colorido, atado em forma de bolsa, contendo no seu interior areia.

Em suma, o Carnaval de Torres Vedras marca a vivência quotidiana das suas gentes. Não só durante o evento mas ao longo de todo o ano. Diz-se que a vida são dois dias e o Carnaval são três. Em Torres, são seis. Seis dias de diversão e entretenimento que vale bem a pena vivenciar de perto.

E para acabar em beleza não podia faltar o doce típico da região, o pastel de feijão um doce de origem conventual, tão afamado que dispensa apresentações. Existem á venda por todo lado e podemos comprar á unidade ou em caixinhas para levar.

Espero ter aguçado a vossa curiosidade quanto ao “Carnaval mais Português de Portugal”, e penso que sobram os motivos para uma visita a este popular evento.

Deixe um comentário