طاجين الخضروات tajin alkhdrwat – Tagine de legumes

Tagine – panela de barro que pode ser pintada ou não




Hoje é dia de comer coisas especiais. E como tradicionalmente não se come carne lembrei me de fazer uma Tagine de legumes que é um prato que agrada a todos cá por casa.

A tagine é o prato mais tradicional que se come em Marrocos. É basicamente o nome dado á panela de barro, resistente a altas temperaturas,onde são confeccionados os alimentos.

A sua tampa em forma de cone,faz com que o vapor não saia e volte para o fundo que permite cozinhar apenas com os sucos dos alimentos. Os pratos são cozinhados a baixas temperaturas o que permite que, especialmente as carnes, fiquem mais macias e tenras.

A base é levada para a mesa para servir.

Partilho a receita para experimentarem:

Ingredientes:

  • 1 tomate grande
  • 1 Courgettes
  • 250g de bróculos
  • 4 Batatas
  • 2 dentes de alho
  • 1 pau de canela
  • Especiarias
  • Sal, pimenta e azeite q.b.

Está é uma das receitas mais fáceis e rapida para fazer numa tagine:

Lavem os legumes e cortem o tomate em rodelas e os restantes legumes em tiras. Coloquem na tagine. Tenham atenção que devem respeitar o tempo de cozedura, logo os que levam mais tempo devem ser colocados primeiro.

Os legumes cortados e as especiarias preparadas
Tagine pronta a ir ao lume

Temperem com sal, pimenta, coentros ou salsa e especiarias a vosso gosto ( eu uso açafrão,curcuma e pimentão). Gosto sempre de juntar um pau de canela. Seguem com um pouco de azeite e temperem com sal e pimenta.

Levem a tagine ao lume muito baixo e deixem apurar durante cerca de 40 minutos. Durante esse tempo se acharem que é necessário podem juntar um pouco de água ou caldo de legumes.

Finalizem com um pouco de coentros ou salsa picada e umas azeitonas a gosto.

Esta receita é acompanhada com pão marroquino mas, na falta deste podem servir com cuscuz ( foi o que fiz).

E fica assim com este aspecto
Cuscuz simples para acompanhar

Não se pode pedir mais de uma receita especial: é saudável, fácil e rapida!!

E eis o resultado final

Nota: se não tiverem a Tagine podem preparar esta receita na panela normal. E se não gostarem de algum dos legumes podem substituir por outros a vosso gosto fica igualmente delicioso.

Deixe um comentário