O Reino de Algeciras

Situada mesmo em frente a Gibraltar, a sua situação geográfica converteu a num dos portos mais importantes da Europa pela sua proximidade com África.

A parte mais antiga da cidade, com as suas ruas estreitas é o bairro de “San Isidro”. Tem monumentos bastante interessantes como a igreja de “Nuestra Senhora de la Palma” situada na “Plaza Alta”, a capela de Nuestra Señora de Europa e a Casa Consistorial, antigo edifício da câmara

Tem ainda bonitas praias como el Rinconcillo, San García y Getares, mas a maioria dos seus 23 km de costa são de uso industrial maioritariamente pelo seu porto e tradição marítima.

Numa praça perto do porto de embarque, podemos encontrar um tributo a Paço de Lúcia o guitarrista de fama mundial que nasceu nesta cidade no ano de 1947. É uma estátua que tem como nome”Entre dos Aguas”. Este é o nome da música que o tornou famoso e está localizada entre as águas da baía de algeciras e o rio “La Miel”, pelo que o nome não podia ser mais apropriado.


Está cidade oferece várias opções de alojamento sendo uma delas um hotel centenário (1901) que foi renovado de modo a ficar um pouco mais moderno.

No entanto mantém alguns detalhes da decoração original e ruínas de uma antiga mesquita e poço árabe. Está rodeado de um grande jardim e já recebeu visitantes famosos, incluindo Winston Churchill, Garcia de Lorca e Rei Juan Carlos I de Espanha. Perfeito para amantes de história. O seu nome é Reina Cristina e está localizado bem próximo do porto.

Como em todas as cidades espanholas as comemorações da Semana Santa são muito importantes e Algeciras tem as suas tradicionais procissões.

Quanto á gastronomia e, como não podia deixar de ser, reinam os peixes e mariscos mas devido á sua proximidade com as cidades marroquinas também encontramos muitos pratos tradicionais e doçaria típica de Marrocos.

O nome Algeciras deriva do árabe e significa ” lha Verde”. É uma cidade de grande diversidade cultural que vale sem dúvida uma visita.

Deixe um comentário