Tanger a cidade entre dois mundos

Após a minha aventura de viajar de barco até á madeira, embarquei desta feita na aventura de cruzar continentes. Apesar de já haver bilhetes de avião baratos para Marrocos ainda há aqueles aventureiros (como eu) que preferem atravessar o Estreito de Gibraltar de barco. Ir da Europa até África numa viagem de cerca de uma hora em ferry é para muitos, uma ideia excêntrica, mas eu garanto que ficará marcada na memória para sempre.

Assim fiz a travessia para visitar Tanger a cidade onde o presente e o passado coexistem. Está muito próxima de Espanha pelo que vive entre as culturas europeia e marroquina e entre o mediterrâneo e o Atlântico

É uma cidade moderna onde muitos falam espanhol. Muito movimentada, onde passado e presente se conjugam em perfeita harmonia. Tem também um espantoso património arquitectónico.

Sendo a minha expedição de um só dia optei por comprar uma excursão com guia incluído de modo a conhecer o maior numero de lugares.Optei pela Tanger cultural.

Assim visitei o Cabo Espartel que está no Oceano Atlântico e tem ao lado o cabo Malabata,no mar Mediterrâneo. Daqui também se pode avistar o estreito de Gibraltar

As Grutas de Hércules que são umas curiosas cavernas calcárias naturais ligadas á mitologia pois diz se que foi aqui que hércules descansou após os seus doze trabalhos.

O Palácio do Sultão e o museu dedicado ás artes marroquinas

A kasbah antiga fortaleza que é a alma da cidade

A Medina ou cidade antiga, e o Zoco ou mercado ,onde tivemos tempo livre para passear pelas suas estreitas e coloridas ruas e claro, fazer algumas compras. Este é o local mais frequentado da cidade.

A excursão incluiu ainda um almoço típico Marroquino onde provamos os pratos mais populares acompanhados claro com o característico chá de menta cujo sabor é único.

Demos ainda um passeio de autocarro pela parte moderna e deu para perceber que a cidade tem uma parte cosmopolita com zonas cheias de moradias onde estão casas de personalidades e embaixadas.Também existem diversos bairros e até uma igreja protestante.

É também uma cidade de artistas. Os teatros e cinemas, assim como os cafés antigos, mostram os locais que foram frequentados, em tempos, por poetas, pintores, fotógrafos e escritores, vindos de todo o mundo. Alguns mudaram-se para Tânger, outros vinham durante temporadas onde se inspiravam para as suas obras… dando ainda uma maior divulgação à cidade.

fiquei com a ideia que é uma cidade em desenvolvimento e transformação que aposta cada vez mais no turismo. Esta visita também me aguçou o apetite para visitar outras cidades marroquinas e até quem sabe uma expedição pelo deserto.

Deixe um comentário