
Decorreu no passado fim de semana
a 10ª edição do Festival Islâmico, que acontece a cada dois anos. Voltou a apostar no mercado de rua, na música, nas exposições, conferências, teatro e gastronomia árabe, para celebrar a herança islâmica desta vila histórica.



A música por estes dias celebra o encontro de culturas e, por entre vozes tradicionais alentejanas ouvem-se acordes de alaúdes e o batuques de darbuka. As noites do festival são um convite à descoberta de novos sons: no cais, no castelo ou na praça, as noites são cheias de música e de ritmos do mundo árabe.


O centro histórico volta a parecer uma medina árabe e é mesmo colocado um pórtico de entrada muito semelhante às cidades marroquinas.

As ruas estreitas que nestes dias se encontram cobertas de tecidos para fugir ao calor, transformam se num autêntico Souk ou mercado árabe onde não faltam as djellabas, os cabedais, artesanato, especiarias e ,como não a pastelaria e o tradicional chá de menta.







Ė uma oportunidade única para sentirmos a herança islâmica e apreciamos todo o ambiente envolvente repleto de cores, cheiros, sons e melodias.

Não podia perder a oportunidade de comprar umas belas Tâmaras que vão servir como entrada para o jantar de hoje: tâmaras com bacon

Deixo vos a receita, extremamente fácil e rápida mas que faz sempre um brilharete na nossa mesa.
Ingredientes:
10 tâmaras
10 fatias de bacon finas
Preparação:
Retirem o caroço às tâmaras com a ajuda de uma faca bem afiada. Enrolem uma fatia de bacon em cada tâmara e coloquem num recipiente que possa ir ao forno.
Levem ao forno quente (a 200 º C) por 10 minutos.
Dicas: existem tâmaras já sem caroço o que torna a preparação mais fácil.
Podem ser feitas no microondas para uma versão mais rápida mas menos saborosa.

