O Cais Palafítico da Carrasqueira

O cais palafítico da carrasqueira fica na Reserva Natural do Estuário Do Sado, a cerca de 3 km da famosa Comporta.

Já andava há algum tempo para visitar este local pois tenho um verdadeiro fascínio por este tipo de construções.

Este cais nasceu porque, na baixa mar, os pescadores tinham imensa dificuldade em atravessar o lodo para chegar as águas do rio. Alguns pescadores tiveram então a ideia de construir uma passadiço de madeira para aceder mais facilmente aos seus barcos, o que facilitou enormemente a atividade piscatória, isto nas décadas de 50/60.

Embora alguns dos pequenos ancoradouros individuais aparentem estar abandonados, o cais continua a cumprir a missão para que foi construído e os pescadores foram acrescentando várias casinhas de madeira que servem de arrecadação ás artes e vários materiais de pesca.

É um local muito fotogénico e sereno. Apenas se ouve o barulhos das aves e da água. Já tinha visto fotos mas o local é muito mais bonito ao vivo. Os poucos pescadores que se encontravam no local, remendando as suas redes ou preparando a sua atividade, não ficaram admirados com a nossa presença pois estão mais que habituados aos inúmeros visitantes e fotógrafos que diariamente por aqui passam.

É um local muito procurado pelos fotógrafos, principalmente no nascer e pôr do sol pois oferece momentos de beleza singular.

Parece que é o local mais visitado do concelho de Alcácer. E agora compreendo o porquê. Para além de toda a beleza, este labirinto de arquitetura popular, é um local onde se respira historia.

Foi sem dúvida uma experiencia inesquecível. Parti com vontade de regressar para apreciar o pôr do sol, com toda a beleza que o local oferece. Entretanto, tentando memorizar tudo o que tinha visto, segui viagem para a aldeia da carrasqueira para saborear um belo choco frito, prato famoso por estas paragens.

Deixe um comentário