
Embora não seja um hábito muito saudável, todos sabemos que é impossível resistir a uns docinhos extra durante o confinamento. Mas podemos “minimizar o estrago” ,se os prepararmos em casa, onde podemos selecionar e ajustar os ingredientes.
Hoje fiz popias alentejanas. São um dos doces tradicionais do Alentejo mais simples de fazer, e o melhor acompanhamento para o nosso chá ou café.
Os ingredientes base são a farinha de trigo e um pouco de vinho branco. Estes biscoitos tem o formato de argola.
No Alentejo encontramos uma grande diversidade de sabores, Há com canela, erva doce, sendo também comuns as popias caiadas, ou pintadas com açúcar.
Os meus preferidos são os tradicionais, com canela, que foram os que fiz hoje. Para inovar um pouco, juntei a metade da massa um pouco de chocolate em pó. Tal como disse no início é sempre bom fazermos estas delícias em casa pois podemos ajustar os ingredientes ao nosso gosto pessoal. Isto sem falar que também não têm qualquer tipo de aditivos, tao prejudiciais á nossa saúde.
Vou partilhar a receita e aconselho vivamente a experimentarem

Vão precisar de:
500 gr de farinha sem fermento;
150gr açúcar;
50gr de banha;
80gr de manteiga (podem substituir por azeite);
1/2 colher de sopa de canela em pó;
100 ml de vinho branco;
Preparação:
Coloquem a farinha com o açúcar numa tigela, juntem a banha e a manteiga (ou azeite). misturem e adicionem o vinho branco morno.
Depois é só amassarem com as mãos até obterem uma mistura homogénea. Tenham em atenção que a massa não deve ficar muito dura nem muito mole. Seguidamente envolvem com pelicula aderente e levam ao frio durante uma hora.
Retiram então, fazem pequenos rolinhos e juntam as pontas para fazer o formato de uma argola. Levam as argolinhas a forno pré aquecido a 180 graus durante 15 a 20 minutos, num tabuleiro forrado com papel vegetal. Tenham em atenção que quanto mais grossos forem os rolinhos mais tempo necessitam.

E estão prontos a fazer as nossas delicias. São também ideais para oferecer e fazer alguém feliz!!

