Estrelas de Figo do Algarve

Hoje quero partilhar com vocês uma dica de oferta para o dia do pai.

Trata-se de um petisco bem típico do Algarve. Uma receita deliciosa, de fácil execução e perfeita para o pai acompanhar com um cálice da sua bebida preferida, desde o tradicional medronho ao vinho do Porto.

Ingredientes:

Figos secos q.b.

Miolo de amêndoa q.b.

Preparação:

Se as amêndoas tiverem pele, coloquem numa taça, cubram com água a ferver, tapem e deixem arrefecer. Feito isto basta pressionar ligeiramente as amêndoas entre o polegar e o indicador para soltar a pele (se comprarem amêndoas sem pele podem saltar este passo).

Seguidamente, cortem o miolo de amêndoa ao meio no sentido do comprimento.

Podemos fazer as nossas estrelas de duas maneiras:

  • Para estrelas redondas cortem os figos a toda a volta, sem os separar, e disponham as amêndoas em volta, pressionando bem para que não descolem;
  • Para o formato estrelas (as que eu fiz) cortem o figo em cruz, separando as pontas. humedeçam o interior com um pouco de agua e é só uni-los dois a dois e dispor as amêndoas em volta.

Coloquem as estrelas num tabuleiro com papel vegetal ( opcional) e levem ao forno a dourar, a 170ºc por aproximadamente 15 minutos ate ficarem douradinhas.

Agora é só retirarem do forno e colocarem numa caixinha ou lata para que não amoleçam. Ou fazer um saquinho com um laço e um cartão alusivo ao dia.

E está pronto a fazer as delicias dos nossos pais!!!

Deixe um comentário