
A primeira vez que ouvi falar neste percurso de nome quase cinematográfico, soube que tinha de faze-lo porque seria algo extraordinário. E não me enganei!!
Este trilho fica no concelho de Lagoa e tem cerca de 12 km (ida e volta). E possível faze-lo em duas partes, ou mesmo fazer um lado e depois chamar um táxi para voltar. Mas é um percurso relativamente fácil e pode ser feito calmamente. E podemos fazer várias paragens para tirar fotografias á deslumbrante paisagem. Agora que os dias estão convidativos a passeios e as temperaturas amenas, acho que é a altura ideal para partirem á descoberta.



Apenas desaconselho os meses mais quentes e as horas de maior calor que se faz bem notar no cimo das arribas.
Como dicas aconselho roupa cómoda, calçado confortável, chapéu e a indispensável água. Se quiserem levar algo para comer durante o percurso, existe uma zona de merendas com sombra e alguns bancos de madeira nos miradouros.
Começei como recomendado, na praia da Marinha e terminei na praia do Vale de Centeanes. E valeu a pena cada quilometro percorrido.


Ao longo do percurso, encontramos várias grutas, arcos naturais e algares. Os algares são buracos na vertical que resultam da erosão do mar e do vento. Estão devidamente sinalizados e protegidos. Perto da praia de Benagil encontra-se o maior e mais famoso Algar que é precisamente o da gruta de Benagil.




Passamos também por um Cabo designado cabo carvoeiro e pelo Farol de Alfanzina.


E também podemos encontrar também aquele que é um dos locais do Algarve mais procurado para fotos: são dois arcos suspensos no mar, que formam a imagem de um coração.

Também passamos por algumas praias como a de Benagil que fica no ponto mais baixo do percurso. É uma praia pequenita mas muito interessante, tem uma enorme afluência de pessoas e barcos. A partir desta praia é possível fazer passeios para observar as grutas. Tem também um apoio de praia que é sempre útil nestas andanças. Eu aproveitei para um mergulho e uma bebida fresca para seguir com energias renovadas.
Logo a seguir temos a incrível praia do Carvalho, onde temos de passar um túnel escavado na rocha e também uma escadaria de tamanho considerável. Mas também uma paisagem magnifica.


Um dos locais que mais gostei foi o Leixão do Ladrão um grande penedo no meio do mar. A paisagem é de cortar a respiração as enormes rochas, a força do mar…sentimos a natureza no seu estado mais puro. E reza a lenda que por aqui reside uma moura encantada.


Chegada ao Vale de Centeanes e á sua praia foi tempo para mais um refrescante mergulho e almoçar qualquer coisa leve. O restaurante tem uma esplanada mesmo no areal e uma sopa de peixe fantástica.

Após esta pausa foi tempo para fazer o caminho de regresso, e o dia terminou na famosa praia da Marinha com um mergulho ao pôr do sol.
Um dia perfeito e inesquecível.

